sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Twitter e a era dos spams.

A gente já imaginava que isso ia acontecer, esperava que isso fosse acontecer. Mas como somos otimistas incuráveis, tínhamos a esperança de que isso não fosse acontecer. Depois de estuprar o Orkut, os spammers finalmente batem à porta do microblog Twitter. E com ela tudo que há de sujo, de equivocado e de inaptidão em matéria de divulgação na web.

Essa semana foi a vez de uma patética campanha de divulgação de uma banda de Belo Horizonte. O meliante (ou sua quadrilha) criou diversos, dezenas de perfis falsos e disparou mensagens aleatórias para toda e qualquer conta ativa no Twitter.

O resultado foi a esperada reação negativa dos usuários, execrando a tal banda que pelo visto, não vai mesmo fazer sucesso. Foram centenas de mensagens esculachando e xingando a banda. O publicitário Eden Wiedemann, do Passinho (mais de 1200 seguidores) até lançou a tag #PontoForBH_FODA-SE, o que definitivamente não é o melhor resultado para uma campanha de divulgação.

Tentando entender o que move uma pessoa a tentar tão desesperada e inconveniente tática de divulgação, fui procurar alguma coisa sobre eles no Google. Quando fui digitar Banda Ponto For BH, o Google disparou cinicamente: “Você quer dizer Ponto Frio BH?”. Mais um fail épico para o Spamer. Pelo Twitter encontrei finalmente material da banda na internet.

Eu até acredito que o grupo possa nem estar ligado diretamente à divulgação tosca e toda essa massada pode ter sido realizada amadoristicamente por uma prima, irmã ou groupie. Uma dessas boas intensões que o inferno está cheio. Pode ser, mas não diminui os efeitos nocivos e o feedback negativo que toda a história causou.

Conclusão: Não que seja proibido divulgar seu material no Twitter, Orkut ou onde quer que seja. Eu mesmo sempre divulgo novos posts por lá. Mas faça isto com sabedoria e bom senso. A internet proporciona uma mídia praticamente grátis e uma possibilidade de focar em seu público alvo notável, mas só porque é de graça, não quer dizer que não vai lhe dar prejuízo.

Do jeito que as coisas estão indo, está pintando o dia em que metade do nosso trabalho no microblog será bloquear usuários spammers. Se isso já está me incomodando, que sou um pobre diabo, imagina pra quem tem mil, cinco mil, dez mil seguidores? Vai ser um inferno, as mensagens legais vãos e misturar às mensagens lixo, tirando toda a dinâmica da mídia social.

Para completar este post, ouvi um pouco do som da banda. Vai aí (mais) uma dica. Troquem o vocalista por um cara que realmente saiba imitar o Rogério Flausino. Ou que seja pelo menos afinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário