segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A maldição das mascotes cômicas

Diversos desenhos animados foram clonados uns dos outros. Por mais diferentes e originais que eles pareciam ser, havia sempre um sistema de clichês que permanecia inalterado. O mais irritante era a constante da mascote cômica. Geralmente era um animal antropomórfico que seguia os heróis (sem nenhuma finalidade prática pra isso) fazendo às vezes de alívio cômico e agente complicador de coisas geralmente simples. Os personagens estão em uma situação onde nada pode dar errado? Isso é uma missão para a mascote cômica. Em homenagem a eles, vamos fazer uma recapitulação de alguns dos mais irritantes.

Gorpo
Não passa de um mago exilado, falido e patético, que mal consegue tirar um coelho da cartola. Tanto é que, se não me engano é o bobo da corte do reino de Etérnia. Tá certo, o Esqueleto mesmo dizia: “Estou cercado de idiotas”, mas para o He-man só bastava estar em companhia desse único imbecil pra que tudo fosse pro ralo.

Uni
Um clássico do mascote inútil, Uni era um filhote andrógeno de Unicórnio que tinha como missão colocar os garotos do desenho “Caverna do Dragão” em apuros e impedi-los de cumprir seu objetivo final de ir pra casa. Tanto era a habilidade de Uni em estragar tudo, que até hoje tem gente que pensa que o bicho era um agente do vilão Vingador, encarregado de ferrar com os garotos.

Gleek
Esse é das antigas, mas nem por isso muito útil. Vem do clássico de Hanna Barbera “Superamigos”. Eu até engulo os inúteis supergêmeos (apesar de pensar que um grupo que tem o Aquaman já tem parasitas o suficiente) mas o macaco Gleek era dose pra mamute. O macaquinho alienígena fazia parte de um grupo de super-heróis, mas não tinha NENHUM superpoder. Nem mesmo falava. Só servia mesmo pra ser um fardo e meter os heróis em encrenca, apertando botões, puxando alavancas ou abrindo portas na hora errada. Era melhor ter chamado o Kripto, que pelo menos voava.

Snarf
A patética ama-seca não só é uma inútil aquisição aos “Thundercats”, como também é uma fonte de problemas sem igual. Com nenhuma, habilidade, talento ou poder relevante, o bicho só servia mesmo pra encher a paciência dos heróis, colocá-los em desvantagem frente ao inimigo e lançar uma fala ingênua e geralmente imbecil no fim dos episódios, fazendo todos cair na gargalhada. Que humilhante.

Geléia
Geléia é um tipo de fantasma que só aparenta atitude e alguma habilidade quando é foragido. Depois que foi capturado e de alguma maneira estranha domesticado pelos “Caça-Fantasmas”, a bola de ectoplasma verde disse ao que veio: era uma criatura com uma voz insuportável, impertinente, sem serventia e covarde que só prestava pra uma coisa: fazer merda. Se eu fosse do grupo voltava o cara pro Receptáculo, onde quem não ajuda não atrapalha.

Bat-mirim
O que pouca gente sabe é que realmente existiu um personagem com o escroto nome de Bat-mirim nas "Novas Aventuras de Batmam e Robin". Ele era um duende interdimencional, uma espécie de Mxyzptlk de baixo orçamento, que ao invés de sensatamente virar inimigo do Morcegão, resolveu que ao contrário, ajudaria a bat-família em seu combate ao crime. Segue-se então uma sucessão de confusões trapalhadas e magias dando errado que sempre colocava o Batman (que já tinha que carregar toda a inutilidade do Robin nas costas) preso em alguma armadilha mortal do vilão.

Senhorita Leoa
Deixa eu explicar aos poucos pra vocês entenderem. Para economizar uns trocados, o Homem Aranha resolve alugar alguns quartos da casa da Tia May para seus colegas de combate ao crime Homem de Gelo e Flama. Juntos eles formam a inusitada superequipe os Amigos do Aranha. Até aí tudo bem, se não fosse pela ridícula mascote adotada pelo grupo uma lhasa apso chamada Srta Leoa, a cadelinha da Tia May, que não fazia nada além de colocar os heróis e suas identidades secretas em situações difíceis. Se bem que lembro a única boa participação da Srta Leoa em uma aventura foi morder a capa do Dr. Destino, desconcentrando-o por uns segundos.

Update: o Leitor Joey Tellus mandou avisar que, nos quadrinhos, a Sta Leoa é um cão macho e que o nome não passa de uma distração da esclerosada da Tia May, que não enxerga muito bem (que bizarro).


Todos os amigos da She-ra
Se tinha um desenho onde os mascotes cômicos se multiplicavam era o desenho animado esquisitão “She-ra”. Nele, a quantidade de inúteis era tanta, mas tanta, que praticamente deixava a heroína com a missão de resolver todos os problemas sozinha. Vamos apontar alguns: alguém sabe qual era a finalidade do Corujito? Pra que diabos servia o Vassourito? E o Geninho, aquele irritante e afeminado animalzinho que o desafiava a encontrá-lo escondido em algum cenário. Tenha dó!

Gostou? Assine o Feed
Link para este post.

3 comentários:

  1. Você está esquecendo os piores de todos: Scooby Lu e Godzuki.

    O apesar de odiar o Gleek, ele tinha o poder de esticar o rabo o quanto quisesse

    ResponderExcluir
  2. RESPONDENDO:

    É verdade, o Gleek tinha o poder de esticar o rabo. Assim ele podia sempre apertar o botão errado à distância. Quanto ao Scubilú, eu discordo. Ele era chato, mas pelo menos era valente.

    Gudzuki se não me engano era um filhote de Godzilla. Isso tem potencial. Mas ele apareceu em desenho ou só em série?

    ResponderExcluir
  3. Não concordo que o GORPO era inútil,nem o CORUJITO,nem o VASSORITO, nem tampouco o GENINHO.Nenhum deles está ali por acaso.Se fosse assim eles não teriam sido criados.Em alguns episódios,personagens bobalhões,que pensavam que esses personagens de HE-MAN e SHE-RA não serviam para nada,se surpreenderam, quando eles, em alguns casos,salvaram os demais personagens.Quanto ao GENINHO,conforme seu nome sugere,dá lições de moral de grande relevância,lições que até hoje são importantes inculcar nas crianças.Não é à toa que eles no desenho HE-MAN e SHE-RA ficaram conhecidos e queridos por toda uma geração!

    ResponderExcluir