terça-feira, 18 de agosto de 2009

Puma, desde 2003 queimando o filme na internet.

Este anúncio é do início de 2003. uma pequena agência na Europa Oriental que é filiada a Saatchi & Saatchi criou os anúncios, tentando ganhar um negócio com a subsidiária Puma. Eles enviaram o layout como piada por e-mail a amigos e a partir deste ponto a coisa toda se transformou em uma bola de neve. Na época, a comunicação oficial da Puma negou sua autoria e ameaçou processar qualquer blog que o publicasse o anúncio ofensivo.

Em 2009, no Brasil, a Puma se supera mais uma vez e lança um esquema de campanha envolvendo mídias sociais como nunca se viu. Ou será que já?

É mais ou menos assim: Você recebe uma mala direta com fotos de um novo produto, aí faz um post bem legal! Se ele ficar bem bonito e for um dos 10 que mais ganhou clicks pro hotsite da empresa, você pode ganhar camisetas e bonés exclusivos! E tem mais! O blog com o maior número de clicks ganha um par de tênis!

Minha pergunta neste caso é: E na bundinha, não vai nada?

O cara paga milhares de reais em uma ação em um jornal ou revista e vem com esse papo pra cima de gente, que tem leitores bem mais interessantes pra campanha? Não sei até que ponto acaba a ingenuidade e a ignorância sobre as novas mídias e onde começa o desprezo com o pessoal que, como eu, rala todo dia pra publicar material interessante, informativo, livre, correto, engraçado, ou tudo isso junto. E na maioria das vezes de graça.

Dois links legais para entender o que aconteceu estão do Upa Lupa, da Lígia Dutra e no Blog do Roberto Sena. Leia e confira a troca de e-mails inacreditável entre a representante da marca e os blogueiros.


Receba atualizações automáticas! Assine o Feed
Link para este post.

2 comentários:

  1. Boa tarde... é a primeira vez que acesso seu blog, via Ocioso. Entrei no link das imagens da Puma porque já sabia do problema que havia sido causado em 2003, e pro meu espanto, mais uma vez, por meio de sua postagem, pude perceber o quão longe vai o poder da propaganda. Concordo em gênero, número e grau com sua revolta, e o aplaudo por manter seu blog, na maioria das vezes, com conteúdo postado "de graça".

    Parabéns por não se vender, como alguns outros o fizeram, e a partir de hoje, seu blog está nos meus favoritos, que acesso diariamente.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Corretíssimo seu ponto de vista. E concordo plenamente com o que você disse! As grandes corporações e até mesmos os governos estão se esquecendo do poder que os indivíduos começaram a ter no século XXI.

    Aproveitando para divulgar meu blog: globgoo.blogspot.com

    ResponderExcluir