quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Era uma vez - Conheça as Eras dos quadrinhos

Muito se fala em Era de Ouro e Era de Prata dos quadrinhos. Você sabe de onde surgiram essas expressões? E você sabia que existem outras Eras (bronze, ferro e platina?). de acordo com o Blog Universo HQ, os termos são relativo à mitologia greco-romana. Na mitologia, a Era de Ouro representa o domínio dos Titãs; a de Prata, o domínio pelos deuses do Olimpo; e a de ferro, o domínio dos homens mortais. Se você não faz idéia do que estamos falando, bem-vindo. Faremos aqui uma pequena recapitulação das Eras dos quadrinhos para você se situar melhor.

ERA DE OURO
(anos 30-50)
A Era de Ouro dos quadrinhos surgiu por volta da década de 30 com as primeiras publicações sobre aventureiros que usavam fantasias e combatiam o crime. Esses novos super-heróis logo conquistariam milhares de fãs adolescentes e criariam uma demanda incrível por mais e mais publicações do gênero. Essas histórias eram simples, mas mostravam heróis com uma atitude agressiva, acima da lei, que depois seria devidamente amenizada na chamada Era de Prata.

Cenário favorito: Segunda Guerra Mundial. Durante a era de ouro era comum os heróis combaterem o Eixo do Mal, chegando por vezes até mesmo encarar Hitler e Mussolini no mano-a-mano. Muitas dessas HQs realmente chegavam às frentes de batalha nos teatros europeu e japonês e serviram para aumentaro moral das tropas no front.

Curiosidade: Algumas dessas revistas acabaram também chegando ao Japão pós-guerra, impulsionando a industria do Mangá/Anime.

Figuras de destaque: Super-Homem, Batman, Mulher Maravilha, Capitão América, Namor

Como se vestir: Se você é um detetive, não esqueça do chapéu, sobretudo e diversos apetrechos eletrônicos. Se tem algum tipo de super-poder ,a moda é uniformes de pano, com calção e capas, sempre em duas ou três cores primárias.

O que você pode encontrar: Japoneses cruéis, Mafiosos, Nazistas e Fascistas.

Ponto de virada: "Comics Code". Em 1954, o Psicanalista Dr. Frederic Wertham publicou o livro "Sedução dos Inocentes" que criou uma desconfiança sobre como as HQs influenciavam a juventude americana negativamente. A polêmica criou uma bola de neve, que culminou com a adequação forçada das histórias e a retirada de tudo que sugerisse sexo, violência, sangue e outros conteúdos adultos. As revistas sobre crimes e terror foram praticamente banidas, mas a lei beneficiou o gênero de super-heróis que se encaixavam melhor nas novas regras.


ERA DE PRATA
(meados dos anos 50 - meados dos anos 60)
Na “segunda geração das HQs" imperou um estilo mais leve e maniqueísta. Nessa época, no início da corrida atômica e espacial, eram comuns temas científicos, repleto de alienígenas, energia atômica, radioatividade e mutações. Os heróis tinham ainda códigos de conduta heróicos como nunca matar, obedecer a lei e proteger os valores americanos, cheios de bordões e frases feitas bem humoradas, bem diferente do ar sombrio das histórias estilo “Pulp” da Era anterior. Se você quiser ver uma boa comparação entre as eras de Prata e Ouro, basta ver a mudança no uniforme do Lanterna Verde aqui.

Cenário Favorito: Guerra Fria. A Maioria dos cenários da Era de Prata tratavam da luta dos heróis de bom coração do ocidente contra mestres do mal comunistas que queriam escravizar a humanidade. Foice e martelo e estrelas amarelas e vermelhas eram comuns nos uniformes desses vilões caricatos.

Curiosidade: A era atômica inspirou diversos personagens e suas origens. Nessa época raios cósmicos, raios gama, aranhas radioativas ou simplesmente mutações genéticas eram responsáveis pelos poderes doesses “filhos do átomo”.

Figuras de destaque: Homem-Aranha, Hulk, Quarteto Fantástico, X-Men.



Como se vestir: Malhas justas e espalhafatosas, que possam ser usadas por baixo das roupas civis. As capas são “out”, máscaras são “in”. Armaduras também contam. Não esqueça seu ajudante mirim, com um uniforme semelhante ao seu.

O que você pode encontrar: Comunistas perversos, Vilões megalomaníacos, Bruxos, Cientistas malucos e Alienígenas.

Ponto de Virada: Stan Lee. A partir de 1963 o escritor/editor revolucionaria as histórias do gênero, criando um sistema de upgrade tanto psicológico quanto de conteúdo, que colocaria as HQs em outro patamar. Eram personagens com sentimentos humanos, não-compreendidos e por vezes até odiados.


ERA DE BRONZE
(meados dos anos 70 - meados dos anos 80)
A Era de Bronze ficou famosa pela maior sofisticação nos temas, cenários e personagens focados em temas reais. Questões como direitos civis, movimento negro e feminista e guerra do Vietnã eram comuns. Temas maduros que desafiavam constantemente os termos do já caduco "Comics Code". Os heróis da Era de Bronze lidavam com problemas cotidianos como relacionamentos, rebeldia juvenil, drogas, alcolismo e racismo. Os heróis humanizados entravam em conflito com suas próprias identidades secretas, com suas dúvidas e subjetividades, assim como qualquer pessoa comum.

Cenário Favorito: Países estrangeiros, Monumentos históricos e Guetos.

Curiosidade: A Era de Bronze foi também uma época da globalização dos personagens. Aconteceu uma inundação de personagens de todos os continentes e de diversas culturas e raças, se misturando aos típicos super-heróis americanos brancos.

Figuras de destaque: Colossus, Ciborgue, Tempestade, Pantera Negra, Blade, Noturno, Conan.

Como se vestir: Na era de Bronze a onda era seguir as tendências da moda 70s em seu uniforme. Valia tudo, incorporar acessórios e elementos do Break, Disco, Heavy Metal, Skate, vídeo-games etc..

O que você pode encontrar: Klu-Klux-Klan, Vilãs Femininas, Traficantes e Lideres de Seitas.

Ponto de Virada: Década perdida. Com a década de oitenta veio uma época de puro pessimismo e individualismo que afetou toda a cultura americana. É claro que as HQs não ficaram de fora e começaram a apresentar temas mais sombrios, violentos e desiludidos. Nessa época começam a pipocar histórias do tipo “futuro alternativo”.


ERA DE FERRO
(meados dos anos 80 - fim dos anos 90)
É a chamada Idade da trevas dos Quadrinhos americanos. Surgem os primeiros anti-heróis, com métodos muito mais agressivos e explícitos que seus antecessores. Um eco do cinema americano, que nessa década investe em heróis violentos e armados até os dentes. Outro aspecto que desaparece na Era de Ferro é o maniqueísmo. O limite entre herói e vilão quase desaparece e a moral se torna ambígua. O heróis desta Era está desiludidos com a ineficácia do sistema e resolvem fazer justiça com as próprias mãos, não importa como. Alguns são mercenários e outros participam de algum grupo de operações especiais paramilitares.

Cenário: Japão, Países exóticos, Lugares inóspitos.

Curiosidade: No inicio da década de 80, a Era de Ferro sofreu uma descaracterização com a criação da Image Comics, criada por desenhistas dissidentes da Marvel. As histórias (e a influência) da Image criaram um verdadeiro vácuo entre as Eras, que pode ser entendido como uma diluição da sofisticação adulta das histórias dos anos 80 em detrimento a uma estética de sensualidade e ação que por muitas vezes ignorava a qualidade da trama. Um amigo meu chama a fase Image de Era de Lata.

Figuras de destaque: Cable, Spawn, DeadPool, Azrael

Como se vestir: Roupas negras, couro, látex, peças de armadura, espadas e muitas armas.

O que você pode encontrar: Ninjas, Terroristas, Crime organizado, Serial Killers Psicopatas em geral e Ciborgues.

Ponto de virada: Onze de Setembro. Os atentados terroristas contra as torres gêmeas de certa maneira deram um choque de realidade no mundo das HQs. Qual era o sentido em ter milhares de super-heróis nos protegendo se atos como esses acontecem e ninguém foi capaz de impedir que acontecesse? Este raciocínio vai jogar um balde de água fria nas histórias que vão acordar para um mundo mais realista e complexo.

ERA DE PLATINA
(anos 00)
Também camada Era de Electrum, Era Moderna ou Pós Moderna, não é muito facilmente identificada porque tecnicamente ainda não acabou. Ela revela um teor de nostalgia e de colagem de referências das eras anteriores, agrupadas com sensibilidades modernas, tentando casar a beleza da Era de Prata com o cinismo da Era de Ferro. Nela, os super-heróis não são algo novo, eles já foram, em certo ponto de vista, absorvidos pela sociedade que tenta agora coexistir com eles. Por isso são comuns temas realistas discutindo a influência dos supers na mídia, na política e na diplomacia. Surgirão assim histórias que vão questionar as verdadeiras funções dos super-seres num mundo real.

Update: Me sopraram aqui que a era pré super-heróis (1897-1937) também é chamada de Era de Platina, quandos os quadrinhos evoluiram de tiras de jornais para revistas com histórias completas de Flash Gordon, Fantasma, Mandrake e Dick Tracy entre outros títulos policiais.


Cenários: Cidades reais, problemas reais.

Curiosidade: Os quadrinhios da Era de Platina tentam encontrar explicações realistas para todos os eventos, desde um ataque terrorista, até uma invasão alienígena, uma ameaça sobrenatural de outra dimensão ou um ditador de um mundo perdido tentando dominar o planeta. A idéia é tornar até o absurdo o mais plausível possível.

Figuras de destaque: Continuam surgindo

Como se vestir: Roupas de combate resistentes e realistas, com zipers e botões que conjuguem proteção e flexibilidade. Também já é aceito abolir o uniforme e andar por aí com roupas comuns.

O que você pode encontrar: Al Qaeda, Aquecimento Global, Congressistas Inescrupulosos, Lei de Controle de Superseres, Ameaças virtuais.

Gostou? Assine o Feed
Link para este post.

2 comentários:

  1. Aproveitando o assunto, vc chegou a olhar a estória que eu te falei - DC a nova fronteira? Ela tem muito em comum com esse post.
    Abs.!

    ResponderExcluir
  2. hmmmmm... tá meio incompleto esse post, seu Pablo... se eu não tivesse ocupado assaltando banco, dava uma escrevinhada...

    ResponderExcluir