domingo, 16 de agosto de 2009

Por muito pouco...

É incrível a dança das cadeiras no cinema. Muitos papeis e scripts passam de mão em mão e tudo conspira para que os papeis certos cheguem às mãos certas. Será? Recolhi aqui algumas curiosidades da escalação do elenco de alguns filmes que adoramos, que por pouco foram interpretados por outros atores.

ERIC STOLTZ – MARTY McFLY
Michael J. Fox sempre foi a opção predileta para interpretar o Marty McFly de “De Volta para o Futuro”. Na época, o ator usou a desculpa esfarrapada de que estava ocupado demais com as gravações da sua série de TV “Caras & Caretas”. A escolha então ficou com Eric Stoltz, que tinha impressionado o diretor Robert Zemericks com sua interpretação em "Mask". Fox quase perdeu o papel da vida dele por culpa de um problema de agenda.

O que deu errado? Após 40 minutos de filme e cerca de 3 milhões de dólares, a produção começou a se arrepender da escolha. Eric era sério demais, sóbrio demais. Nada funcionava. Foi quando então um acordo com os produtores de Caras & Caretas permitiu que Fox conciliasse os dois trabalhos.

E se tivesse acontecido? O filme provavelmente não faria tanto sucesso. Muito do carisma da trilogia está no jeito desajeitado e desesperado que Michael J. Fox emprestou a Marty.

KURT RUSSEL – HAN SOLO
A história de como um humilde carpinteiro chamado Harrison Ford saiu da oficina de George Lucas para se transformar em Han já é uma lenda por si só. Na verdade, Ford foi mais um dos muitos atores que tentaram o papel na época, como Nick Nolte (medo!), Ricahrd Dreyfuss (muito medo!!) e John Travolta (pânico!!!). Depois de muitos testes, o papel ia mesmo para Kurt Russel.

O que deu errado? Apareceu na mesa de Russel a oportunidade de interpretar o mercenário caolho Snake Plissken em “Fuga de Nova York”, um papel que, segundo o ator, “valeria por 10 Han Solos”. O papel acabou caindo nas mãos de Harrison Ford, que na época dava uma força pra George Lucas no casting.

E se tivesse acontecido? Sem o charme de Ford no papel do contrabandista mais cafajeste da galáxia, a série perderia muito do seu apelo.

TOM SELLECK - INDIANA JONES
Falando em Harrison Ford, tá aí mais um papel que ele quase perdeu. E dessa vez para o bigodudo mais mulherengo do Havaí, Tom Selleck, que na época fazia sucesso como o detetive particular Magnum na TV.

O que deu errado? Tom foi obrigado a recusar o papel para honrar seu contrato com os Produtores de “Magnum”.

E se tivesse acontecido? Muito provavelmente teríamos um Dr. Jones de bigode, uma vez que Selleck sem seu bigode é igual à Jeniffer Lopes sem sua bunda.

O. J. SIMPSON - TERMINATOR
Em 1984, cogitou-se dar o papel do exterminador para O. J. Simpson, até então uma estrela do futebol americano que começava a tentar uma carreira no cinema, como na série "Corra que a polícia vem aí". Por culpa desse papel, O. J. acabou ficando de fora do casting, por acharem que ele tinha mais perfil de comédia e ninguém ia acreditar nele como um assassino. Deu no que deu. Em 94, Simpson foi acusado de matar a mulher. Aí, o papel caiu no colo de Arnold Schwarzenegger. Uma curiosidade: para o Terminator 2, em vez de Robert Patrick, Billy Idol estava cotado para o papel de T-1000. Corrão!

O que deu errado? James Cameron chegou a dizer que ele era “bonzinho demais” pra interpretar um cyborg serial killer.

E se tivesse acontecido? Provavelmente teríamos agora uma dar maiores piadas prontas do mundo das celebridades.

RYAN O’NEAL – ROCKY BALBOA
Quando colocaram as mãos no roteiro, os produtores de “Rocky, um lutador” sabiam que tinham nas mãos um grande filme. Só precisavam de um bom ator pra se encaixar no papel. A primeira escolha foi Ryan O’Neal, na época o bem-sucedido galã do romance “Love Story”. Estava tudo acertado.

O que deu errado? Sylvester Stallone, o autor do roteiro, só venderia a obra sob uma condição. Ele mesmo devia interpretar Rocky. A estratégia deu certo, Stallone foi até indicado ao Oscar (!) pelo papel do boxeador.

E se tivesse acontecido? Provavelmente teria dado alguma sobrevida à carreira de O’Neal, que na década seguinte degringolou. Stallone é que levaria a pior na história. Sem Rocky, ele ainda estaria fazendo filmes pornôs. A parte boa é que O'Neal hoje está mesmo parecido com um lutador de boxe aposentado.

WILL SMITH – NEO

Já imaginou o salvador da humanidade cantando rap? Foi o que quase aconteceu quando o roteiro de Matrix caiu no colo de Will Smith, que perdeu a chance de figurar definitivamente no panteão dos grandes heróis do cinema. Will Smith estava ocupado demais em sua megaprodução (e megafiasco) Wild, Wild West. Apesar de Will não figurar em Matrix, como prêmio de consolação, sua mulher participou das sequências.

O que deu errado? Will declarou em entrevista que “Não tinha entendido nada de Matrix, naquele ponto eu não era maduro o suficiente pra imaginar como o filme seria. Keanu foi”

E se tivesse acontecido? Imagino que Morpheus seria provavelmente branco. Talvez interpretado por Philip Seymour Hoffman, ou coisa parecida.

RICHARD GERE (e outros) – JOHM McLANE
Antes da hoje óbvia escolha por Bruce Willis, o papel principal de "Duro de Matar" rodou agências de talentos de Los Angeles. Para John McLane foram cogitados, Stallone, Burt Reynolds, Arnold Schwarzenegger e Richard Gere (!). O medo dos produtores era Willis, saído do seriado “A Gata e o Rato” não convencesse como heroi de ação.

O que deu errado? O papel foi sabiamente recusado por todos os atores e acabou mesmo com Bruce Willis, que se transformaria do astro da quadrilogia.”yippie kay ey motherfucker!”

E se tivesse acontecido? Difícil dizer, talvez Gere fosse hoje um herói de ação... ou não.....



Créditos: as mostagens são todas minhas, exceto a do O.J., insuperável, feita pela galera do Comedy Central.
Gostou? Assine o Feed
Link para este post.

Um comentário:

  1. RESPONDENDO

    Querido anônimo.

    Mais uma vez eu volto aos comentários para elucidar:

    O erro é proposital. É uma citação à Oswald de Andrade que exaltava "a contribuição milionária te todos os erros".

    Procure no google por "tiopês" para entender melhor o que estou falando.

    Aos emais leitores, fiquem tranquilos não vou mais escrever em tiopês para evitar essas situações onde eu preciso explicar a piada.

    ResponderExcluir