segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A corrida pelo Polo Sul



Robert Falcon Schott era um explorador Britânico no início do século XX. Ele estava obcecado em ser o primeiro homem a atingir o Pólo sul e liderou, a Expedição Terra Nova (1910-1913), com o objetivo de "alcançar o Polo sul e garantir a honra desta realização ao Império Britânico".

A expedição ganhou ares de corrida com a chegada à antártica da equipe norueguesa de Roald Amundsen. No fim, nada deu certo. Scott atingiu o Pólo norte 17 de Janeiro de 1912, porém apenas para verificar que os noruegueses já haviam passado por lá.

Abatidos e derrotados, os britânicos não suportaram a viagem de volta até a base e morreram tentando voltar para casa em condições de extremo frio (30º negativos), ventos com mais de 100 km/h e fome. Oito meses depois a equipe de busca localizou há apens 18 km da base, os corpos, diários e fotos da expedição que tornaram possível contar a história. O mais impressionante é que o acampamento-base da equipe de Schott ainda está lá. Preservado tal qual em 1912, como um memorial. As fotos você vê abaixo.


Gostou? Link para este post.
Assine o Feed

Um comentário:

  1. Meu... 30º negativo é mais que um freezer consegue chegar O.o Não é à toa que os corpos dos aventureiros continuaram bem conservados depois de 8 meses.

    Uma aventura dessas, pra, depois, serem decepcionados deste jeito... caramba! Foi triste!

    Abraços o/

    ResponderExcluir