quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pequenos papéis, Grandes atores.

Saiba como começaram algumas estrelas do showbizz

Vida de ator não é nada fácil. No início você tem que topar qualquer parada, mesmo que seja num papel vagabundo, muitas vezes sem nome, não creditado ou com nomes esdruchulos como "Mike Friend" ou "Officcer 2". Seguindo sugestão da Lila, reuni aqui, algumas aparições especias de alguns atores quando ainda estavam batalhando a carreira.


Lian Neeson
O ator irlandês batalhou bastante antes de virar jedi. Seu segundo papel no cinema (O primeiro foi Jesus!) um apagadíssimo Sir Gawaine no filme (bem legal) Excalibur. Sua participação se limita a caras de espanto bem canastronas e frases curtas como "My Lord!". Disperdício de um bom ator. Provavelmente o melhor daquele filme. Ele ainda continuaria na fantasia medieval e ainda estrelar "Krull".

Forest Whitaker
O premiado ator americano começou em um filme que revelaria ainda muitos nomes, falaremos disso mais tarde: Picardias Estudantis de Cameron Crowe. No filme ele é Charles Jefferson, o estereótipo do jogador de futebol brutamontes e com poucas falas. O ator ainda oscilaria entre um monte de papeis ruins, medianos e bons até ganhar o mundo (e a estatueta) com "O Último Rei da Escócia". Vale lembrar que em um de seus papéis ruins Forest é o Militar que não quer deixar Frank Dux competir no Kumite em "O Grande Dragão Branco".

Nicholas Cage
Outro de "Picardias Estudantis" que ainda começava a dar seus primeiros passos. Era tão iniciante que ainda é creditado como Nicholas Coppola, seu nome verdadeiro. No papel, o ator também ganhador do Oscar tem o simpático nome de "Amigo do Brad".

Eric Stoltz
Mais um revelado no filme de Crowe. O ganhador do Globo de Ouro Eric Stoltz nunca foi muito reconhecido em Hollywood, mas tem uma carreira decente por lá. Antes disso, ele foi simplesmente o "Amigo Drogado". O filme Picardias Estudantis ainda revelaria Sean Penn e Jennifer Jason Leigh. Como são papeis maiores, não entraram na lista.

Anthony Edwards
Justificando sua fama de filme adolescente da década "Picardias" ainda revelaria mais um bom ator: Anthony Edwards, no papel de (advinha?) "Amigo Drogado 2". No futuro ele faria o Goose em "Top Gun", Dr. Mark Greene da série "Plantão Médico", o grande Gilbert Lowell de A "A Vingança dos Nerds". Cara, sério, quem foi o verdadeiro gênio que fez o casting de "Picardias Estudantis"?

Cuba Gooding Jr
Lembra no clássico da Sessão da Tarde "Um Príncipe em Nova York", quando Eddie Murphy e Arsenio Hall entram na barbearia? Todos os personagens lá dentro são a dupla de artistas caracterizados menos o rapaz cortando cabelo. Bingo! Lá está Cuba Gooding Jr., cheio de Soulglo, batalhando sua primeira aparição no cinema.

Samuel L. Jackson
Também saído diretamente do filme de Eddie Murphy está o modafoca favorito do cinema americano, que aqui interpreta o assaltante Mickey Lynn (que só tem mesmo esse nome por cortesia, já que ninguém o diz no filme). O cara, logo ele, ainda tem o desprazer de levar um surra de cabo de vassoura do príncipe.

Brad Pitt
Antes de ser um galã internacional e o senhor Angelina Jolie, Brad posou de garotão para as duas coroas de "Thelma & Louise". Era um papel tão sem-vergonha que o nome do personagem era uma sigla J.D. Mas nao dá pra reclamar. Saído de filmes menores como "Namorados por Acaso" (dica da Tatiana), esse papel catapultou o cara para o estrelado. Não sem antes estrelar o Bizonho "Mundo Proibido". Mas isso é outra história.

Kevin Bacon
Em 1980 o cinema viu nascer dois gigantes do trash. A série "Sexta-Feira 13" e Kevin Bacon, que antes de sapatear em "Footloose", era Jack uma das vítimas da mãe do Jason no filme. Além de ter um dos nomes mais comuns nos EUA, nem sobrenome o personagem do coitado tinha.

Johnny Depp
Ainda no gênero terror, outro Galã estréia. Antes de virar o queridinho de Tim Burton, Johnny Depp era Glen Lantz, um dos mocinhos torturados por Freddy Krugger na "Hora do Pesadelo". Depois, ainda desconhecido ele entraria pra minha galeria de heróis, no papel de Jack Marshall de "Férias do Barulho" (Obrigado Juliana), um exemplar genuíno das comédias safadas do SBT.

Charlize Theron
Outra oscarizada com um começo modesto. Antes da fama como um monstro, a bonitinha sul-africana tem uma curta aparição como Tina (também sem sobrenome) a namorada de Guy Petterson no divertido filme "The Wonders". Na história, Guy tinha o coração dividido entre a loira e Liv Tyler. Esse sim era Spartacus!

Sigourney Weaver
Antes de sair por aí matando aliens, Sigourney fez uma pequena ponta no clássico de Woddy Allen, "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" de 1977. O papel era tão sem vergonha, que ela foi creditada como "Encontro de Alvy que aparece fora do teatro". (Reparem no camarada TENSO atrás dela na foto). Começo é assim mesmo. Esse filme ainda tem uma ponta do Jeff Goldblum no papel de "Um cara falando no telefone numa festa em L.A". Mais insignificante que uma mosca...

Haley Joel Osment
Não é só porque você é um astro mirim indicado ao Oscar que seu passado não precisa ser modesto. Foi assim para o garotinho de "O Sexto Sentido" que começou no cinema num papel quase sem fala, como o filho de Forest Gump, aparecendo só no finalzinho.

Charlie Sheen
Tá certo que já tinha feito uma ponta (cortada) em "Apocalipse Now" no papel de "Soldado qualquer coisa", e dois filmes como protagonista (Amanhecer Violento e Wraith, a Aparição). Contudo, para essa lista vamos colocar a pequena mas impagável participação de Charlie Sheen ainda em início de carreira em "Curtindo a Vida Adoidado", como um deliquentezinho juvenil.

Jim Carrey
Antes de ficar milionário misturando caretas e filmes sérios, o ator canadense começou por baixo, fazendo diversos filmes de baixíssimo orçamento até ganhar uma ponta neste clássico do SuperCine "Peggy Sue, seu passado a espera" como Walter Goetz. Vale lembrar que nesse filme Francis Ford Copolla, como de praxe, emprega grande parte de seus amigos e família. Quase um Sarney de Hollywood.

Elijah Wood
Pouca gente sabe que antes de fazer um dos filmes mais premiados do cinema, Wood também mordeu algumas pontas em Hollywood. Esse exemplo, sugerido pelo leitor é curioso. Em "De volta para o Futuro 2", quando Marty McFly vai no café dos anos 80 ele mostra a uns garotos como se joga WildGun. Se você reparar no garoto vai ver que nessa época Elijah não precisava de efeitos especiais para parecer um hobbit. E não é que pesquisando sobre o filme também encontrei Billy Zane fazendo também seu pé de meia como um dos amigos do Biff?

Sting
Um ano antes de estourar com o "The Police", Sting estava atirando para todos os lados, inclusive no cinema. Seu primeiro papel foi "Ace Face "o líder dos Mods na versão cinematográfica da Ópera Rock "Quadrophenia" do "The Who". E não pensem que ele foi escolhido por saber cantar, porque ele não abre a boca o filme todo. Exceto uma cena onde ele tem a infame fala: "Posso pagar com cheque?"

E você? lembra de mais alguma aparição pequena de futuros grandes astros? Conte pra gente!


Gostou? Assine o Feed
Link para este post.

2 comentários:

  1. Tem o Elijah Wood, que aparece no "De volta para o futuro 2", em uma lanchonete, jogando um videogame ultrapassado, qdo chega o Marty McFly.

    ResponderExcluir
  2. legal a lista. mas só uma correçãozinha: o nome do filme do Johnny Depp não é ''ferias da pesada'', e sim ''férias do barulho'' (ainda é um nome horrível, mas é o certo haha)

    ResponderExcluir