quarta-feira, 17 de junho de 2009

Zé Ribamar e a invenção do Brasil.


“A crise é do Senado, não é minha”. Se você mora em alguma parte do Brasil já deve ter ouvido falar da tal crise do Senado. Seu presidente, José Ribamar Sarney, vindo das antigas oligarquias maranhenses e no poder há mais de 50 anos, em meio a uma onda de escândalos envolvendo contratações de parentes, atos secretos e outras irregularidades, pediu para ser julgado pelo seu passado. Também pediu para que ninguém julgue o Senado atual pelo seu passado e avisa que a crise do Senado é problema é de todos. O que pode ser lido como, “se me pegarem tá todo mundo ferrado. Levo vocês comigo”.

Dentre todos os políticos brasileiros, Ribamar é um daqueles que impressiona pela capacidade cínica de falar qualquer coisa que só existe na sua cabeça de raposa como se fosse uma verdade absoluta. Agora vem com essa história de criança levada, dizendo que “prometo que não faço mais” pra escapar do castigo.

Contudo, Sarney durante todos seus anos de hegemonia política, esquemas e conchavos não precisa mentir. Ele pode inventar. Por isso, preparei aqui sete (conta de mentiroso) das melhores invenções do Sarney. Que Santos Dumont que nada, o maior inventor do Brasil se chama Zé Ribamar. Confiram os seus melhores e mais absurdos inventos.

1- Mandato de Presidente
Após a morte de Tancredo, antes da posse em 1985, quem assumiria o mandato era o presidente da câmara, Ulisses Guimarães. Na confusão, Ribamar não pensou duas vezes, correu e inventou um cargo de presidente pra ele.

2- O Cruzado
Em 1985 nosso herói inventou uma moeda para seu país inventado. Um péssimo trocadilho com “Cruzeiro” chamado “Cruzado”, um plano com este nome e um absurdo congelamento dos preços.

Nota de 10.000 cruzados

3- Fiscais do Sarney
Ainda em 1985 ele inventou uma coisa bizarra chamada "Fiscais do Sarney", algo impensável hoje em dia, imagine nos anos 80. O projeto passava para as donas de casa a responsabilidade de fiscalizar a inflação e denunciar os comerciantes que aumentassem o preço durante o congelamento.

4- 1 Ano de mandato
Em 1988 Sarney deu um perdido no congresso e inventou mais um ano de mandato para si próprio, governando o Brasil até 1989.

5- Estações de rádio e de televisão
Entre 1985 e 1989, Riba inventou e distribuiu 958 concessões de rádio e TV, boa parte delas para aliados políticos.

6- O Estado do Amapá
Lembra quando o Fernando Henrique propôs um cargo de Senador vitalício pra todos os ex-presidentes? Sarney fez pior, em 1988 inventou um estado (Amapá) para poder ser o regente vitalício, senhor feudal, aiatolá e cafetão daquele lugar.

Bandeira do estado inventado do Amapá

7- Pesquisas eleitorais
Em 1994 Sarney inventou uma série de pesquisas que colocavam sua filha Roseana como vitoriosa ainda no primeiro turno contra Epitácio Cafeteira. Ela virou o jogo e venceu. E é só uma das muitas denúncias de manipulação de pesquisa envolvendo o clã Sarney.

3 comentários:

  1. Me desculpe, mas, apesar de eu não gostar nem um pouco do Sarney e achar que ele deveria ter se aposentado há tempos, você errou ao dizer que ele "inventou" um jeito de ser presidente, quando o Tancredo morreu. Ele era o VICE na chapa do falecido, e então, de acordo com as leis, quem assume, quando o titular morre ou viaja, é o vice.

    ResponderExcluir
  2. RESPONDENDO

    Sim Eduardo, você estaria certo se o Tancredo tivesse TOMADO POSSE, o que não aconteceu. Teoricamente era pro Ulisses tomar posse, mas, pela falta de legitimidade, se recusou com medo de um novo golpe. Então, Sarney se mancumunou com alguns setores militares e costurou ums solução para o impasse. Ele tomaria posse.

    ResponderExcluir
  3. E isso atrasou o brasil. Eu me pergunto, quem foram os responsáveis por deixar ele assumir, será que uma nação inteira de bestas? eu na epoca tinha 10 anos. Mas sei que ele jamais poderia ter assumido. Eu quero é processar a nação brasileira pelo fato de ter permitido isso.

    ResponderExcluir