segunda-feira, 15 de junho de 2009

Uma fábula pro caso Twittess

A assunto mais comentado dos últimos cinco minutos é o caso Twittess. Estava querendo dizer alguma coisa sobre isso, mas depois desse texto do Eden não tive muito o que escrever. Então resolvi escrever uma fábula pra gente refletir sobre o resultado e as consequencias de se fazer sucesso rápido.


Era uma vez três coelhos estavam fazendo musculação. Eles malhavam todo dia, tomavam vitaminas, faziam uma dieta equilibrada e começaram a colher os frutos deste empenho. Os três coelhinhos passeavam pelo bosque orgulhosos, mostrando seus músculos e vez em quando até provocando os outros animais da floresta por não terem um corpo tão bonito como o deles.

É claro que a maioria dos animais, por ser de outra espécie nem se preocupava com a relevância dos músculos ou dos comentários sarcásticos dos coelhinhos, pois afinal, eram apenas um trio de coelhinhos marombados.

Por outro lado, na academia de musculação do bosque, os três coelhinhos eram reis. Tinham sua própria massa de manobra composta de outros coelhinhos menores que os seguiam e os respeitavam, que queriam ser fortes como eles.

Um dia entrou na academia uma lebre.

A lebre era gostosinha, tão forte quanto os coelhos e ninguém sabia ao certo dizer como ela havia ficado assim. Os três coelhos fortinhos foram investigar e, fuçando no escaninho dela, descobriram que a lebre usava esteróides. Um método rápido e fácil de ganhar músculos, que foi criticado pelos coelhos que mandavam e desmandavam na academia.

Mas a lebre não se importou e continuou sendo lebre. Ganhou também alguns admiradores, o que irritou muito os três coelhinhos. Pior. Vários outros animais começaram a também a usar os esteróides para ficarem fortes!

Os três coelhos se perguntavam:

Como ela pode ter tantos fãs se é apenas uma lebre que tomou bomba?

Porque ela é tão respeitada se não fez nada? Retrucou o segundo.

É só uma lebre gostosinha e artificial! Gritava o outro!

A gritaria dos bichos foi tão alta que chegou à imprensa. Os macacos que comandavam a gazeta local chamaram a Lebre pra conversar, publicaram notinhas e entrevistas. Quanto mais a Lebre virava referência, mais os três coelhinhos ficavam com raiva.

Um belo dia a Lebre morreu. Alguns acharam que ela tinha exagerado nos esteróides, outros que tinha pisado numa armadilha preparada pra ela.

Enquanto isso três coelhos riam e se deliciavam, se sentindo de alguma forma vingados.

Moral da História: se você quer sucesso rápido, prepare-se para incomodar alguns coelhos.


6 comentários:

  1. Só tem uma coisa nessas briga toda que eu não consigo entender. Quem é que disse que twitter ou blog é uma ferramente exclusiva de marketing, ou uma ferramenta exclusíva de quem tem ou deveria ter algum tipo de conteúdo?
    Os blogs (e agora o twitter) são ferramentas criadas (pelo menos na sua origem) para que cada um possa escrever o que quer, sobre o que quer, sem qualquer preconceito. Até planta entreve no twitter. Isso é conteúdo? É claro que não. Twitter e blogs são (pelo menos deveriam ser) passatempo (ou um simples diário, como era no início). É só diversão e é assim que deveria ser encarado. Os publicitários de plantão, ou aqueles que usam a ferramenta como meio de angariar fundos é que, no meu ponto de vista, começaram a usar essas ferramentas com fins deturpados, já que todas nasceram com fins lúdicos. Claro, há excessões. Acho ridículo rotularem pessoas como “de conteúdo” ou “sem conteúdo”. Lê-se ou seguem-se essas “conteúdos” quem quiser. A internet é livre. Essa é a sua beleza. E se os bloqueiros “profissionais” se sentem mal com isso, problema deles. Afinal, convém lembrar que o blog surgiu também como uma diversão. Onde qualquer um poderia escrever sobre qualquer coisa mesmo não sendo um escritor profissional. Daí vieram os marqueteiros e os “profissionais” (que convenhamos, na época eram apenas jovens tentando ganhar um extra) e usaram a facilidade dessa ferramenta para ganhar dinheiro “fácil”. Realmente não consigo entender. Somos todos inúteis, como diria a canção. E dentre esses inúteis tem uns que se acham mais do que os outros, são os inúteis hipócritas. A gente não pode esquecer que mídia social é livre pra todos. Pra se fazer o que quiser. Informar, trocar mensagens, ler textos interessantes ou uma piada semgraça qualquer. É possível ser avisado quando devemos aguar a plantinha. É (ou era) possível reler a bíblia de uma forma muito engraçada. Até ler as histórias de Deus. E isso não éra encarado como “de conteúdo” ou não. Era tudo diversão. Como deveria ser. Como nasceu para ser. Transformar mídias sociais em meios unicamente publicitários ou como ferramentas exclusívas de marketing é desvirtuar a essência dessas ferramentas, que foram criadas para divertir e para estreitar laços entre as pessoas num mundo onde cada dia que passa se vive mais distante, mais preso em casa ou no trabalho, mais solitário.

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  2. ótimo texto e melhor ainda o comentário

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  3. ótimo texto e melhor ainda o comentário [2]

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  4. Realmente, a emenda saiu melhor que o soneto...

    []'s
    Compulsivo

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  5. "O segredo do sucesso é ofender o maior número de pessoas" - George Bernard Shaw

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