terça-feira, 28 de julho de 2009

A música mais longa do Rock

Odeio músicas muito longas. Sou adepto convicto do formatinho 3 minutos pra tocar no rádio. Geralmente qualquer composição com mais de cinco minutos, como Light My Fire por exemplo, que tem sete minutos, me deixa impaciente e com vontade de pular a faixa. Porém como toda regra tem sua exceção existe uma música que não me dá essa sensação. E ela é nada mais nada menos uma das músicas mais longas da história do rock.

“In-A-Gadda-Da-Vida”, é uma música do grupo americano de Acid Rock/Rock Psicodélico "Iron Butterfly", gravada em 1968 no álbum homônimo. A banda excursionou com grandes nomes da época como The Doors, Jefferson Airplane, The Grateful, Traffic, The Who e Cream. A música (que ocupa todo o lado B do disco homônimo) tem um riff poderoso, um baixo marcante e um (vários) improvisos de orgão e inúmeras mudanças de andamento e solos se alongando por inacreditáveis 17 minutos e 5 segundos!

Como todo grande clássico do rock, a gravação, ocorrida em 27 de maio de 1968 no Ultrasonic Studios em Hempstead, New York, era pra ser uma passagem de som, que ficou tão boa que foi gravada em um só take. “In-A-Gadda-Da-Vida” é considerada tão importante quanto"Summertime Blues" (na versão dos Blue Cheers), "Voodoo Child - Slight Return (Jimmi Hendrix)" e "Born To Be Wild" (Steppenwolf, por ser considerado um elo entre o rock psicodélico, hard rock e heavy metal.



Dizem que quando a compôs o vocalista Doug Ingle tentou dizer o nome da música que seria originalmente "In the Garden of Eden", mas a mardita cachaça e generosas doses de LSD devem ter amolecido a boca do rapaz.

O fato é que é uma composição muito interessante dos anos 60, ganhando até uma homenagem do desenho "Os Simpsons" quando Bart troca as partituras da igreja pelas cifras de In-a-gadda-da-vida.




Se quiser conhecer o disco , que tem ótimas composições, bem mais curtas o link é esse.

Obs. Quando falo da música mais longa do rock não considero as longas e enfadonhas suítes de rock progressivo de bobagens como Dream Theater por exemplo. Neste caso o título é de Mike Oldfield com o álbum (ou seria um super-single?) Amarok, de 1990, onde uma faixa tem 60 minutos e 4 segundos. Na versão LP você tinha que virar o disco pra ouvir o resto da música. WTF!

Gostou? Assine o Feed
Link para este post.

2 comentários:

  1. Não mesmo a música mais longa do rock é "Octavarium" do Dream Theater (Progressive Metal) que dura 23 minutos e 59 segundos!!!

    E tem ainda outra de 23 minutos e 09 segundos de outro disco a música "Change Of Seasons".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sir Portela.

    Sugiro que você leia o Post até o final. principalmente a parte em itálico.

    de qualquer maneira, repito.

    "Obs. Quando falo da música mais longa do rock não considero as longas e enfadonhas suítes de rock progressivo de bobagens como Dream Theater por exemplo. Neste caso o título é de Mike Oldfield com o álbum (ou seria um super-single?) Amarok, de 1990, onde uma faixa tem 60 minutos e 4 segundos. Na versão LP você tinha que virar o disco pra ouvir o resto da música.

    Abraço e continue nos visitanto!

    ResponderExcluir