segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Os 5 Melhores Acústicos MTV

De todos os formatos musicais, poucos despertam mais polêmica que os unpluggeds, ou simplesmente, acústicos. Para uns é uma grande oportunidade para conhecer uma faceta mais intimista de seu cantor ou banda preferido, para outros não passa de uma diluição do artista para consumo de massa. A verdade é que os acústicos foram responsáveis pela volta de muitos artistas esquecidos ou fadados ao ostracismo, funcionando como um desfribilador para carreiras moribundas e um formato caça-níqueis oba-oba que não precisa realmente de uma razão de ser como o bom, mas insólito Paulinho da Viola Acústico (alguém já ouviu Paulinho da Viola Elétrico?). Mesmo assim, em plena semana VMB, vamos aqui relembrar os que, na minha opinião, são os melhores acústicos MTV de todos os tempos.

5- Eric Clapton
Não fugindo da regra, naquele ano de 1993, Clapton estava tentando recompor os pedaços de sua brilhante carreira musical após travar uma guerra contra a dependência de álcool e cocaína. Partes dessa luta para continuar vivo pode ser ouvida em cada uma das faixas de seu intimista Unplugged, onde o artista abraça definitivamente sua veia bluseira recriando peças inesquecíveis e de quebra, lançando o megahit “Tears in Heaven”, que acabaria faturando o Grammy de melhor canção aquele ano.

4- Lobão
Lobão sempre travou uma luta mortal com o esquemão das gravadoras, vociferando contra favorecimentos, jabás e afins, caindo no mundo underground dos independentes. Porém, tudo isso não o impediu de, em uma jogada polêmica, se aliar à MTV e à Sony/BMG para produzir um de seus melhores projetos, um Acústico. Com total liberdade criativa, o cantor adaptou alguns de seus sucessos e algumas pérolas esquecidas para o formato em uma roupagem caprichada e uma bem acabada produção que acabaram lhe renderam um Grammy Latino.

3- Roberto Carlos
Você pode até me dizer que o Rei já estava desplugado há uns 30 anos quando lançou seu “Acústico MTV”, é verdade, mas nem por isso o disco perde seus méritos. Roberto Carlos saia de uma chatíssima fase religiosa e do luto pela morte de sua mulher e assim como Clapton, estava recomeçando, e nada melhor para isso do que visitar as origens. Assim, produziu versões simples, distantes das big bands que o acompanhavam até então, realizando uma volta ao básico e algumas canções praticamente esquecidas de seu repertório, o que acabou aproximando sua obra das gerações mais novas.

2- Titãs
Herói e vilão, este talvez seja o Acústico MTV mais bem sucedido do Brasil por diversos motivos. Os Titãs andavam meio esquecidos em uma fase heavy grunge esquisitona e namorando o ostracismo que sofreram todas as bandas da década de oitenta durante a primeira metade dos anos noventa. Mas eis que a banda ressurge do nada com este formato, ainda pouco conhecido no Brasil, reinventando seus grandes sucessos com uma produção caprichada, participações especiais e ainda mandando músicas inéditas que rapidamente se transformaram em hits, colocando o disco no topo das paradas e reintroduzindo definitivamente os Titãs no mercado. Depois do sucesso incrível deste Acústico o formato virou uma mina de ouro gerando o desnecessário “Titãs Acústico 2” e uma banalização generalizada do formato enquanto ressuscitador de bandas dos anos 80.

1- Nirvana
De todas as bandas grunge do início dos anos 90, o Nirvana era o nome mais improvável para cair de boca nesse formato comercial. O fiasco era iminente, mas o que se teve foi uma agradabilíssima surpresa. No elegante projeto, foi revelada uma banda madura, sutil e delicada, contrária à pancadaria, escândalos e barulho que os ouvintes em geral estavam acostumados. O disco, que seria o canto do cisne da banda de Seattle, soa o tempo todo como um réquiem, num melancólico tom de despedida. Kurt Cobain queria que seu acústico MTV tivesse a atmosfera de um velório, com velas, flores, tecidos púrpuras, já adiantando o que viria. A seleção das músicas também surpreendeu. Ao invés de sucessos consagrados, o trio focou em canções pouco conhecidas de seu repertório e obscuros covers de bandas de amigos. O resultado é surpreendente. Alguns meses depois, Cobain mandava um tiro na cabeça na garagem de sua casa , encerrando definitivamente uma das mais brilhantes e controversas carreiras do mundo da música.

E pra você? Qua o melhor acústico MTV? Comente!

Gostou? Link para este post.
Assine o Feed


Um comentário:

  1. Eu hei de concordar. Nem gosto do Rei Roberto, mas o acústico eu achei que ficou muito bom. Nirvana também, quase "furei" meus MP3 de tanto ouvir.

    []´s

    ResponderExcluir