
Confesso que quando fui assistir o vencedor do Golden Globe deste ano “Slumdog Millionaire” achei que era uma comédia, ou no mínimo um filme bem leve. Toda essa história do garoto pobre vencendo na vida que a gente já viu diversas vezes em hollywood me diziam isso.
Porém, para a minha surpresa, Slumdog não tem nada do Underdog que o sonho americano adora acariciar. O filme é pesado, e muito.
A história se passa na Índia onde o ex-menino de rua Jamal Malik (Dev Patel) um chai-wallah (garoto que serve chá) causa reboliço ao chegar nas finais do mais famoso programa do tipo quiz do mundo o “Who wants to be a millionaire” (versão indiana). Com o dinheiro, o rapaz planeja fugir com sua namorada de infância, Latika (Freida Pinto), agora casada com um perigoso gângster de Mumbai.
Bonito, mas o sonho para por aí. Desde o início somos jogados numa cruel, injusta, tenebrosa, criminosa, intolerante e impressionantemente conformada sociedade indiana.
O resultado que se tem é um “Cidade de Deus” from hell, onde uma Índia desmitificada, superurbanizada, maltrapilha, multidemográfica, e sem esperanças é mostrada sem meias palavras. É dedo no olho mesmo, ou melhor dizendo, ácido.
Toda a magia que você pode ver na novela das oito é despida sem dó, transformando o filme em uma caracterização bizarra das condições daquele país que, assim como o Brasil, é festejado pelo mundo como uma economia emergente.
Exageros, talvez alguém diga, mas assim como em “CdD” prefiro acreditar que a realidade consegue ser mais ainda mais perturbadora que a ficção.
Fora isso é um filme moderno, com edição criativa e boas atuações que faz o tempo todo referências e reverências ao grande sucesso das prolíficas produções de Bollywood, coisa que pode ser observado claramente na cena final, um número musical no estilo “Rivaldo sai desse lago”.
O treiler é esse aqui
Cena de destaque: A visita do famoso ator de Bollywood na favela onde Jamal e seu Irmão Salim moravam.
Cena pra esquecer: A maneira como Jamal consegue um autógrafo desse mesmo ator.
Cotação PPP: Um bom filme, mas deixou o recém-nascido sem vontade de conhecer o Caminho das Índias.

muito bom!!
ResponderExcluirBom mesmo! Depois me fala onde consigo o filme.
ResponderExcluirGostei muito do blog, vou visitar sempre.