terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cinco Arranha Céus e um Elefante Branco

Veja a vista do topo dos 5 maiores do mundo e conheça a maior bomba arquitetônica do planeta.

1 - Burj Dubai

Cidade: Dubai - Emirados Árabes Unidos
Altura: 818 m
Andares: 160
Inaugurado em: 2010

A mais alta estrutura construída pelas mãos do homem esse colosso erguido no meio do deserto é o símbolo da grandiosidade e ostentação da capital dos emirados Árabes, nova jóia do capitalismo. A quantidade de janelas de vidro colocadas no Burj Khalifa daria para fechar 20 estádios de futebol e 30 de futebol americano. A quantidade de energia elétrica usada no Burj Khalifa é equivalente ao gasto de 500 000 lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo e precisa de 1 000 000 litros de água por dia. Sua antena pode ser vista a cerca de 100 km de distância e olhado de cima, tem o formato de uma rosa.




2 - Taipei 101


Cidade: Taipei - Taiwan
Altura:509 m
Andares: 101
Inaugurado: 2004

O Taipei 101 foi considerado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Revista Newsweek. No topo da torre existe uma bola de 660 toneladas e 5,5 metros, sustentada por 16 cabos de aço de 42 metros cada, reduzindo em 60% o balanço do prédio . O prédio de 101 andares tem os dois elevadores mais rápidos do mundo, Os dois sobem 380 metros em 43 segundos, atingindo uma velocidade de 60 km/h. Durante a construção do Taipei 101, um terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu a região de Taipei, em 2002. O prédio ficou inteiro, mas dois guindastes caíram do 56º andar e 5 pessoas morreram.




3 - Shanghai World Financial Center


Cidade: Xangai - China
Altura: 492 m
Andares: 101
Inaugurado em: 2008

Maior arranha céu chinês, símbolo do socialismo de mercado que deu certo. Um arranha-céu chinês multi-uso que abriga escritórios, hotéis, salões de conferência, terraço de observação e lojas no primeiro andar. O hotel Park Hyatt Shanghai tem 175 quartos e suites.
A característica mais notável deste edifício é a abertura no topo. A moldura originalmente foi planejada para ser circular, como um portal lunar, mas o desenho começou a gerar protestos por parte dos chineses, incluído do prefeito de Xangai, os quais consideram muito similar ao sol nascente desenho da Bandeira do Japão.

Update: O alcoolatra do @navarro85 comentou aqui que o prédio mais parece um gigantesco abridor de garrafa. Impressionante.




4 - International Commerce Centre


Cidade: Hong Kong - Hong Kong
Altura: 483 m
Andares: 118
Inaugurado em: 2010

Mais um monumental arranha céu chinês, este situado em Hong Kong, que voltou ao controle da China em 1997. A altura foi um pouco menor do que a prevista nos planos iniciais devido a legislação local que não permite a construção de edifícios maiores que as montanhas ao redor.




5 - Petronas Towers


Cidade: Kuala Lumpur- Malásia
Altura: 452 m
Andares: 88
Inaugurado em: 1998

Único projeto de torres gêmeas da lista, as torres foram configuradas por estrutura de aço e vedação em vidro, e desenhadas de forma a lembrar motivos encontrados na arte islâmica, um reflexo da herança muçulmana malaia. Uma vez, o corpo de bombeiros de Kuala Lampur simularou uma situação de que uma das torres estava em chamas e transferiram 15.000 pessoas duma torre para a outra pelo passadiço construído entre elas mostrando como as Torres Petronas são resistentes e seguras. Uma curiosidade, as torres foram usadas no filme “A Armadilha” com Sean Connery e Catherine Zeta-Jones, onde as personagens atravessavam de uma torre à outra por um cabo de aço.





29 - Ryugyong Hotel


Cidade: Pyongyang - Coreia do Norte
Altura: 330 m
Andares: 105
Inauguração: 2012


Esse verdadeiro Elefante Branco coreano foi criado para fazer frente ao surto asiático de construções de arranha céus. Este magnífico hotel, que seria o número 29 do mundo e figuraria como a porta de entrada de capitais na Coreia do Norte, já começou errado. Por falta de aço para a estrutura, optou-se por uma construção em cimento reforçado, que de tão mal feito colocou todo o projeto em perigo. Com o fim da União Soviética e a decaída do comunismo, seguido pela grande fome nos anos 90, o prédio passou 16 anos parado, apenas voltando a esboçar algum movimento no ano passado. O governo de PyongYang ainda procura parceiros para terminar a obra orçada em 230 milhares de dólares. A previsão é de que o prédio seja inaugurado em 2012, mas não se sabe se isso vai acontecer. O projeto todo já custou aos cofres do país US$750 Milhões, 2% do PIB do país. O Hotel, desenhado como uma espécie de pirâmide com um topo que lembra uma nave espacial, foi eleito no ano passado como a construção mais feia do mundo. Em cartões postais norte-coreanos, no auge do projeto, o prédio já aparecia terminado por efeitos de computador. Hoje ele é simplesmente apagado da foto.


Um comentário:

  1. Muito legal esse apanhado de arranha-céus. Interessante que, depois de tantos anos de World Trade Centers, Sears Towers e Empire States, os top 5 estão todos na Ásia.

    Para ajudar: o cimento reforçado do Ryugyong Hotel na verdade chamamos de concreto armado no Brasil. E as Petronas Towers tem estrutura também de concreto armado, no caso de concreto de alto desempenho, e não de aço.

    ResponderExcluir