quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

10 coisas que você não sabia sobre os Três Reis Magos


Como hoje é dia de Reis, resolvi pesquisar um pouco sobre esses misteriosos personagens da história bíblica e selecionei 10 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre os Três Reis Magos, que pelo que se sabe não eram três, não eram reis e não eram magos.


1-Os nomes dos Três reis magos eram Melquior, Baltazar e Gaspar. Eu já tinha lido Belchior também, igual àquele que sumiu.

2- Os nomes significam “rei da luz” (melichior), “senhor dos tesouros” (bithisarea) e “o branco” (gathaspa). Pelo visto Gaspar era uma espécie de Saruman da antiguidade.

3- Um dos três reis era negro. Obviamente não era Gaspar, o Branco senão seria uma ironia inacreditável. Melchior, o mago negro talvez viesse de Sabá, uma terra misteriosa que seria o sul da Península Arábica ou, paraos etíopes, a Abissínia.

4- Os três simbolizam também as três unicas raças bíblicas, isso é, os semitas, jafetitas e camitas.

5- “mago” não significa bruxo ou feiticeiro, mas sim assume o sentido de sacerdote, filósofo ou sábio. Mais provável que fossem também astronomos, porque uma das pistas que os guiaram à manjedoura de Jesus foi a estranha aparição de uma estrela no céu. Ou como diria o Monty Phyton eles "foram guiados é por uma garrafa!".

6- O ouro representava a realeza, a mirra (resina antiséptica) simbolizava a pureza, enquanto o incenso simbolizava a fé. Eu acho é que eles combinaram de levar presentes de até 20 reais, mas um deles quis tirar onda de milionário e levou ouro, para o desagrado dos demais.

7- Na antiguidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade e a mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).

8- Não se sabe se eram realmente três. Nos 12 versículos em que trata do assunto, São Mateus não especifica o número deles. Sabe-se apenas que eram mais de um, porque a citação está no plural.

9- Não há também nenhuma menção de que eram realmente reis.

10- Quem hoje for visitar a catedral de Colônia, na Alemanha, será informado de que ali estão guardados os restos dos reis magos. Diz em que eles se encontraram 50 anós depois para tomar umas e lembrar dos velhos tempos e morreram. A festa foi boa pelo visto.


Assine o Feed

Nenhum comentário:

Postar um comentário