sábado, 10 de outubro de 2009

Twitter e as Celebridades

O Twitter é uma mídia nova. Se tratando de Brasil é uma mídia novíssima. Ela expõe a pessoa de tal forma que é preciso um bom jogo de cintura pra aguentar o peso da crítica. Principalmente quando se chega aos mais de mil seguidores.

Para as celebridades, pessoas famosas já fora do mundinho da internet, o desafio é ainda maior. A persona criada pelas mídias de massa logo se esfacela diante da crueza do contato direto com o cheiro do povo. Muitos perdem a paciência e a razão, como se fossem jogados repentinamente em uma realidade que o glamour do estrelato os fez esquecer que existia.

Portanto, aqui no Pérolas para Porcos, vamos oferecer os prêmios de pior e melhor das Twitter-celebridades.


Celebridades que deram certo no twitter

Sabe o cara que criou a turma da Mônica? Pois é, ele esta a um click de você. Maurício é um cara super interessante e acessível. Bastante assíduo em seu twitter e não se recusa a conversar sobre assuntos espinhosos como uma possível presença de seus personagens em revistas masculinas. Dizem que até recebe currículos, mas não espalha! Dentre essas e outras coisas o Maurício é uma das celebridades mais humanas, lúcidas e divertidas de se seguir.

Roqueiro aposentado, frustrado, amargurado? Nada disso. Leo Jaime ultrapassou todo o preconceito e se tornou uma das pessoas mais queridas no twitter, um verdadeiro gente-boa da comunidade tuiteira. Sempre presente, discute os variados assuntos e provavelmente vai interagir com você sobre os mais diversos temas, rodando mais que um bambolê. Um fóssil dos anos 80 pode ser interessante? Siga e descubra (que sim!).

Sabe aquele cara que imitou o Clodovil na bancada do Jornal Nacional? Aquele vídeo que você achou que era montagem, que era fake? Meu amigo, ainda bem que existe twitter, porque sem ele, jamais conheceríamos a verdadeira e super-divertida faceta de William Bonner, nova sensação do microblog. Nele, Bonner desconstrói seu perfil de homem austero se revelando um brincalhão adorável e interessante, contando com muito bom humor e sarcasmo os bastidores da vida de uma das personalidades mais sólidas (e sérias) da TV brasileira.

Celebridades que deram errado no twitter

A Xuxa entrou no Twitter como entrou no palco do festival de Viña del Mar, no Chile, (onde foi implacavelmente sacaneada e vaiada pelo público), para dividir e conquistar. O pequeno/grande mundo de mentirinha criado pelo sucesso e a gigantesca histeria de sua entourage criou na apresentadora a ilusão de que ela era querida onde quer que fosse. Resultado: Xuxa caiu num bate boca inacreditável com os seus seguidores e até deixou sua filha se envolver na avalanche de críticas e xingamentos que vieram depois de um simples deslize no português. Xuxa ficou maxa e cancelou sua conta. Reality Check.

Se eu entendi bem, algumas celebridades brasileiras se reuniram para criar um perfil falso para colocar em prática idéias políticas pouco válidas em ação através do twitter. Após algumas chupadas em idéias alheias e uma patética tentativa de chamar atenção do maioral do twitter (o ator americano Ashton Kutcher) protagonizado pelo "twitter do ano" (segundo a MTV) Marcos Mion. Assim, o delírio dos piratas de mudar o mundo via twitter anônimo naufragou no mar da insignificância.
Não está nessa lista, mas vale a pena lembrar: Bruno Gagliasso (+55 (21) 7811-6011 ), aquele que deu o telefone pessoal pelo Twitter fazia parte do grupo.

Concordando ou não com suas controversas posições, Mainardi é um cara polêmico. Eu imaginava que quando ele entrasse no twitter seria como um @Cardoso da vida real, atropelando tudo e a todos com sua pouca paciência, suas palavras ríspidas e seu sarcasmo ácido.
Assim, Diogo Mainardi chegou como sendo o grande coringa do Twitter. Logo de saída arrumou uma briga inacreditável com o Marcelo Tas (aquele careca do CQC),. Porém, depois disso foi minguando, perdeu o tesão em postar e hoje é só um perfil semi-abandonado que poderia colocar muito mais fogo do que o prometido.


Gostou? Link para este post.
Assine o Feed

Um comentário:

  1. Análise de gabarito. Entendo que o Maurício de Sousa e o Léo Jayme são unanimidade. quanto ao Bonner é uma grata surpresa ler isto e pela confiança em sua avaliação passarei a seguí-lo.

    Acrescento nesta lista o Raul Plasmann (@RaulPlassmann), ex-goleiro e atual comentarista da Rede globo, via RPC. É um ser humano incrível, interage fácil e tem bom conteúdo dentro da sua área de atuação.

    Quanto a outra "turma" o maior desastre foi a Xuxa, mais ainda depois que provou realmente não ser nada daquilo que faz questão de "fazer de conta que é".

    Parabéns pelo post.

    Ery Roberto

    ResponderExcluir