segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pérolas do Cinema (#4)

Chê – o Argentino (2009-Steven Soderbergh)


A história de Ernesto Guevara é bastante controversa, desde sempre prós e contras se reunem em mesas de bar para discutir as virtudes e qualidades deste que é provavelmente um dos maiores mitos do século XX.
A discussão Herói ou vilão, não está em pauta em “CHE – O Argentino” de Steven Soderbergh, onde Benício del Toro encarna (mesmo!) o médico argentino que se aventurou pelas Américas e acabou como um dos líderes da Revolução Cubana de 1959.
O filme, baseado nos documentos do próprio Che cuida de exaltar e alimentar a grande idealização do revolucionário firme, mas de bom coração que se criou acima do homem, exaltando as qualidades e ignorando os defeitos de Guevara.
O filme tem um ritmo lento que deve desagradar quem está acostumado com uma biografia típica de hollywood. A grande sacada é que a história se passa fundamentalmente em duas épocas. A guerrilha em Cuba na década de 50 e a visita de Che aos EUA para uma conferência da ONU em 1964.
Interessante é que o período mais recente é mostrado em preto e branco (dando um tom de jornalismo da época) enquanto o passado é em cores.
As cenas de ação são excelentes e a caracterização e maneirismos dos principais personagens estão impressionantes (A interpretação de Demián Bichir para Fidel chega a assustar). Interesse nacional para a participação comedida de Rodrigo Santoro (agora com falas e em espanhol!) como Raúl Castro.
O filme, quase todo falado em espanhol, tem mais de 4 horas de duração e será dividido em duas partes: a primeira teve lançamento comercial mundial na Espanha,a segunda, "Che - A Guerrilha" chegará aos cinemas em seguida.
E que venham as camisetas!

O treiler está aqui.

Cena para lembrar: A perfeita reconstituição do discurso de Che na ONU e as cenas da guerrilha urbana.

Cena para esquecer: Se você tem horror pelo mito de Che Guevara: Todas.

Cotação PPP: O recém-nascido quer um macacãozinho com a estampa do Chê. "Hasta la vitoria, siempre!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário