Brasil 1950
Uma logo da época que não existia logo, tanto que na verdade esse é um cartaz com algumas características comuns às logomarcas. Nele dá pra ver um pé jogando bola com a bahia de guanabara ao fundo. Paulistas, não briguem, lembrem-se que o Rio era capital do país na época. Simpática, mas difícil de julgar.
Beleza: 4
Funcionalidade: 3
Conceito: 5
Suíça 1954
A logo da primeira copa televisionada parece mais um selo, mas é elegante e discreta. Típico de um país neutro como a suiça. O mundo e a bola. Simples assim.
Beleza: 5Funcionalidade: 5
Conceito: 7
Suécia 1958
O país que sediou nosso primeiro título não poderia ter escolhido uma logo mais amalucada. Temos elipses, fontes distorcidas, um maluco chutando e uma bola de duas cores que mais parece a nova logomarca brasileira pra 2014. Será uma fonte de inspiração?
Beleza: 3Funcionalidade: 2
Conceito: 2
Chile 1962
Mais uma logo-selo, um pouco difícil de julgar. Fica bonita em envelopes, mas muito complicada de aplicar em qualquer coisa. Tudo bem, era uma época em que identidade visual não era tão importante assim.
Beleza: 6
Funcionalidade: 2
Conceito: 5
England 1966
E quem disse que inglês não entende nada de carnaval? Essa péssima escolha revela a falta de jeito dos britãnicos na hora de escolher sua marca. O selo, vá lá, tem uma bola, o brasão da seleção do país sede (hein?) e a taça, mas alguém me explica a bandeira no fundo?
Beleza: 2Funcionalidade: 3
Conceito: 5
Mexico 1970
Finalmente entramos numa época em que logomarcas já eram logomarcas. Essa da nossa copa do tri é funcional simpática e colocou definitivament o modelo de bola com hexágonos e pentágono na moda. A fonte é meio grosseira, sugere algo mexicano, mas o resultado geral é bonito.
Beleza: 8
Funcionalidade: 8
Conceito: 6
Alemanha Ocidental 1974
Taí uma logo esquisita, parece ter sido feita pela parte oriental do país. Tudo bem, era uma época em que a Alemanha não se importava muito em passar uma imagem agradável e simpática para o mundo. Em plena guerra-fria a coisa não tava pra brincadeira. Simplesmente uma bola deixando um rastro de três faixas que lembram a bandeira do país.
Beleza: 4Funcionalidade: 5
Conceito: 3
Argentina 1978
Vi algumas versões dessa arte sem o círculo de bandeiras em volta, o que deixou tudo muito mais bonito. Funciona. É simples, lembra uam taça, tem as cores do país, passa emoção por também simbolizar as manos de dios segurando a taça. Boa Hermanos.
Beleza: 8Funcionalidade: 7
Conceito: 7
Espanha 1982
Outra logomarca que fica melhor sem o círculo de bandeiras. Ela resolve o que não ficou muito claro na da Copa de 74, tem movimento e emoção. Uma boa logo.
Beleza: 6Funcionalidade: 6
Conceito: 6
Mexico 1986
Os mexicanos tentaram reeditar a logo de 70, fazendo uma versão anos 80 para ela. Como quase tudo dos anos oitenta soou exagerada e brega. As duas faces do globo, apesar de darem movimento atrapalham bastante, mas confesso que a tipografia melhorou um pouco. Ah sim, sai o azul e entram as cores do país, deixando a coisa mais coerente.
Beleza: 5
Funcionalidade: 6
Conceito: 6
Italy 1990
Uma das piores logos de todos os tempos, parece ter sido criada para enxergar em 3D. A as cores desalinhadas não ajudam na visualização e parecem ser fruto de um erro de gráfica. Não é à toa que a imagem mais conhecida dessa copa seja a do mascote, igualmente tosco.
Beleza: 2
Funcionalidade: 1
Conceito: 3
Funcionalidade: 1
Conceito: 3
USA 1994
A Copa americana novamente traz a idéia da bola em movimento, porém, casando muito bem com a bandeira do país. Tem gente que odeia, mas apaesar de parecer um pouco dura, acho simpático o diálogo entre as listras vermelhas e azuis.
Beleza: 6
Funcionalidade: 8
Conceito: 7
France 1998
Essa é a minha preferida, é simples, bonita, o sol-bola raiando no país levemente curvo, sugerindo o desenho do mundo é criativo e funciona muito bem com a bela tipografia. A Copa foi traumática, mas a logo é boa. Ponto pros franceses.
Beleza: 9
Funcionalidade: 9
Conceito: 10
Funcionalidade: 9
Conceito: 10
Coreia e Japão 2002
Desenho arrojado e moderno, pronto para o século XXI, tudo a ver com o conceito que o novo e moderno oriente gostaria de representar naquela époica. O desenho ainda sugere alguns traços de nostalgia da cultura japonesa e coreana, o que dá charme ao trabalho.
Beleza: 8
Funcionalidade: 8
Conceito: 9
Alemanha 2006
Lembra da logo dura e séria de 74? Olha que diferença. A logomarca de 06 trazia uma alemanha, feliz, simpática, hospitaleira e aberta para o mundo. Acho um pouco exagerada demais, com as cores da bandeira num canto, o troféu abaixo, mas acho que cumpriu bem sua função de divertir e representar positivamente o país.
Beleza: 7Funcionalidade: 9
Conceito: 9
South Africa 2010
Uma logo complexa, muitos elementos e cores. Babe um pouco na tradição da pintura africana, o que é bom, e prova que assim como o Bussunda, é possível ser feio e coerente. Acho que ainda tinha gordura pra tirar, como a faixa azul e o desenho da taça, mas o conceito acaba justificando o resultado final.
Beleza: 6
Funcionalidade: 6
Conceito: 7
Funcionalidade: 6
Conceito: 7
Brasil 2014
A única explicação que tenho para essa atrocidade é que ela faz alusão ao roubo da taça Jules Rimet da copa de 70.
O desenho de curvas feias com mãos verdes e amarelas agarrando algo, lembram o desenho da taça Copa do Mundo. Ou seriam pássaros tropicais? Ao lado uma ridícula tipologia vermelha (vermelha?) com o ano da Copa.
Beleza: 2
Funcionalidade: 4
Conceito: 2
Funcionalidade: 4
Conceito: 2
Essa logo foi escolhida por um juri de notáveis que incluiam além de executivos da CBF, Oscar Niemeyer, Gisele Bündchen, Hans Donner, Paulo Coelhoe Ivete Sangalo. Minha conclusão é:
Incrível que Niemeyer tenha sido convidado para aprovar uma logo com curvas tão mal-feitas.
Incrível que Gisele tenha sido convidada para aprovar uma logo sem um pingo de charme.
Incrível que Hans Donner tenha sido convidado para aprovar uma logo sem degradê
Incrível que Paulo Coelho tenha sido convidado para aprovar uma logo sem nenhum conceito por trás.
Incrível que Ivete Sangalo tenha sido convidada para aprovar uma logo. Qualquer logo.
Update: depois dessa do @alexliki fecho o assunto.
E você? O que acha das logos das copas passadas e qual sua opinião sobre a nssa representande? Comente!
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Gostei. Mas nao resito a dar uns pitacos, afinal, nao houve concurso pra escolher a marca, a coisa foi imposta, e eu adoraria dar minha opiniao com um desenho. Pois bem, parece uma Facepalm (maos na cara), sinal de vergonha universal. Alem disso, maos amarelas sao causadas por um fart (pra ficar no ingles)fedorento, segundo a cultura popular.
ResponderExcluirValeu. Boa análise. Gostei muito da logo da Alemanha 2006. É o tipo de logo que gosto. Parece que o olhar desliza nas boas cores e não trava em nenhum lugar. Flui muito bem. A da copa da alemanha ocidental poderia ganhar conceito zero mesmo. Parece uma logo de federação de vôlei (um jogador dando manchete). Agora, essa da copa de 2014 é 'incomentável'. É horrível. Tenebrosa é a palavra. De onde tiraram aquele vermelho? É de indignar mesmo. Foi algum sobrinho do Ricardo Teixeira que deve ter feito. E aquelas mãos na taça? Parece que nem se ficar falando mal o dia inteiro não será o suficiente.
ResponderExcluirEu achei manerissimo, e acredito que devam complementar essa logo.
ResponderExcluirQuanto a ivete sem galo , realmente mto estranho ela estar escolhendo qualquer logo.. auhauh
Moral da história: copa no Brasil os politicos vao meter a mão. dai o monte de mãos
ResponderExcluirEu achei a logo muito, mas muito feia. Sem contar a idéia foi mal trabalhada. Existem logos feias, mas que você percebe um trabalho por trás.. Mas nessa, nada se salva!
ResponderExcluirA tipografia vermelha não tem nada haver mesmo, azul melhoraria um pouco a situação da logo.
Mas as curvas são péssimas.. Dá pra ver os nós mal editados dos vetores! Não consegue nem passar a idéia de "movimento livre", imitando uma pintura... Lamentável"
Os espaços que vicam entre as mãos são agoniantes! Péssimo trabalho de forma e contra-forma!
FacePalm
ResponderExcluirhorrível.
ResponderExcluirninguém entendeu o vermelho? ora, é o PT do Lula.
Acho que essa logo da copa de 2014 teve até uma ideia interessante, da taça, mas extremamente mal executada...sei lá, parece mais um desenho de rascunho mesmo, quando começa a fazer os primeiros rabiscos pra ver como vai se sair.
ResponderExcluirEsse júri de "notáveis" mostra como que é forte a cultura de colocar gente que não entende nada (exceto Niemeyer do negócio pra aprovar um trabalho assim.
meu deus do céu, que vergonha! não sei se tenho mais vergonha do nosso despreparo para a copa ou dessa logo escabrosa. quem desenhou isso? senhor...
ResponderExcluirSe a ideia dessa logo era representar a taça, eles esqueceram que, se Brasil, Argentina ou Alemanha ganharem a Copa 2010, ficam a taça. Logo, a taça de 2014, pode ter um outro formato.
ResponderExcluirSou designer profissional e atuante a vinte anos, e modestamente dou minha contribuição para a avaliação dessa logomarca.
ResponderExcluirA Copa no Brasil é (e será) o supra-sumo do jeito brasileiro/petista de viver ou seja um coquetel de incompetência, roubalheira generalizada, falta de talento e qualidade, improviso e enganação. Por isso esse símbolo é simplesmente perfeito, tudo isso está simbolizado alí, o mal gosto, o relaxo, o uso subliminar do vermelho e é claro, o estilo pseudo naturalista artesanal que tem os "valores da terra e das classes populares", entenderam?
Resumindo com o perdão do desabafo:
É uma verdadeira bosta...
Boa a brincadeira, captei!. Parece que já estão passando a mão na bola antes dos jogos, fora as mãos do Fabuloso, já tem três mãos aí. E tem gente pensando que futebol se joga com os pés...que nada, o negócio é botar a mão na copa!
ResponderExcluirPessoal,
ResponderExcluirMeu amigo encontrou duas outras fontes para o nosso futuro logo.
Seja como for, são bem melhores do que esse aí, que tá mais pra logo de ONG do que de copa do mundo.
Dêem uma olhada:
http://www.copa2014.org.br/noticias/4249/SITE+REVELA+NOVA+VERSAO+DE+LOGO+DA+COPA+2014.html
http://en.wikipedia.org/wiki/2014_FIFA_World_Cup
Me parece ter sido feita por um estudante do 1º período de publicidade de uma faculdade particular muito xinfrim, como muitas que temos Brasil afora, e que formam "excelentes" profissionais!
ResponderExcluirFabíola
Olá, eu sinceramente acheio meio mal feita essa logo, apesar de querer passar a sensação de taça, tem várias leituras, como o roubo... as formas usadas na mão e a fonte eu não gostei. Sinceramente quero ver o que eles vão fazer pra usar essa logomarca num fundo escuro, acho que não ficaria legal, mesmo envolvendo ela com a cor branca. A idéia foi legal, só falta acertar essas formas ai e essa fonte.
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