sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Manchete Fail

O Editor Geral emenda o carnaval e deixa o estagiário pra fechar a edição em plena quarta-feira de cinzas.

- Como é mesmo aquela palavra? Jebum, Zejum?

- Ah deixa pra lá, depois eu lembro...vou deixar em branco por enquanto....

Drinking like Keith Moon

Paródia Genial!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Albuns Clássicos (#4)

Surrealistic Pillow - The Jefferson Airplane (1967)

Chegou a hora de citarmos um grande disco da época do Verão do Amor em 1967, vamos falar deste fascinante fenômeno social e de uma de suas mais notáveis bandas, O Jefferson Airplane, e sua obra
prima, Surrealistic Pillow.

Por volta de 1966, milhares de jovens americanos estavam se reunindo no bairro de Haight-Ashbury, puxado por uma cena musical prosperando em em salões de baile como o Fillmore e o Avalon, pelas drogas psicodélicas abundantes, e pela promessa de amor livre. Nesse ambiente, Marty Balin abriu m clube chamado The Matrix e começou a formar uma banda psicodélica (da casa) que, segundo ele, iria se tornar o "grande" grupo de Folk-Rock. Apesar do relaxamento típico dos músicos da época, O Airplane tinha uma formação clássica e vinham de classe média: Kaukonem era filho de um embaixador americano e os outros foram convocados por Balin da capital, Los Angeles.

O nome do grupo tem explicações variadas e controversas, pode ter vindo de uma piada do guitarrista Jorma Kaukonen, fã de Blues acústico que sugeriu uma brincadeira com o nome dos bluseiros da época "Blind Lemon Jefferson Airplane." Outros contam que era o nome de um cachorro de um amigo em comum "Blind Thomas Jefferson Airplane" em ambos os casos o nome foi devidamente simplificado.
Como uma terceira explicação Jefferson Airplane era ironicamente um acessório para enrrolar baseados.

Após seu álbum de estréia, Takes Off (1966), que teve uma vendagem muito baixa, a banda passou por uma reformulação. A diferença que viria a dar ao Airplane o estrelato foi a entrada da ex-modelo Grace Slick, vinda de uma banda Chamada Great Society, na qual estava substituindo a vocalista original Signy Toly, que estava grávida. Assim, Grace Slick, uma mulher de presença hipnótica, assumiu os vocais da banda trazendo consigo duas canções ainda inéditas, que acabariam por se tornar marcas registradas da banda, Somebody to Love (a mais famosa delas, composta com seu cunhado Darby Slick durande uma ressaca depressiva de LSD) e White Rabbit (uma mistura lisérgica de Bolero de Ravell com Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll) . Paul Kantner, guitarrista da banda comenta o fato, "Muitas outras bandas não tinham uma vocalista que cantasse bem. Muitas feministas consideraram aquilo uma opressão. Só era preciso uma mulher para equilibrar seis homens de uma banda". Nascida em Chicago, Grace Barnett Wing era uma criança privilegiada que freqüentou escolas privadas caras em Nova Iorque e atuou como modelo em Los Angeles antes de se mudar para o São Francisco, casando-se com o músico Jerry Slick. Ela tinha visto o Airplane atuar e tinha ficado bastante impressionada. Quando ela foi convidada a se juntar ao grupo, ela deixou tudo para trás, inclusive o marido.

As sessões de gravação de Surrealistic Pillow começaram no fim de novembro de 1966, apenas dois meses após Grace Slick fazer sua primeira aparição na banda. O álbum foi lançado em fevereiro de 1967 (meses antes do verão 'flowerpower'), tendo sido feito e gravado em apenas duas semanas e concebido através de ensaios realizados nas festas 'acidtest', realizadas por Ken Kesey em São Francisco. É um álbum conceitual, porém, mesmo assim, conquistou o primeiro posto das paradas americanas em 1º de abril de 1967 com o single "Somebody to Love", uma música que invoca a revolução sexual que acontecia na época. Paul Kantner e Grace Slick comentam a música - Paul, "Era uma música para transar quando você queria uma garota"; Grace, "Quando vi os Beatles, pensei que eles estavam muito velhos para aquele cabelinho, aquele colarinho e cantando 'quero segurar sua mão'. Ora, convenhamos, eles queriam é comê-la, segurar sua mão com 25 anos é engraçado demais".

"Surrealistic Pillow" invoca em todas as faixas do disco a filosofia psicodélica - A Revelação da Mente. Escutar todo o álbum é se transportar para um campo florido com casais deitados na grama a fazer sexo embaixo do sol. "How Do You Feel", uma influência do The Mamas and the Papas é uma prova disso. Já as faixas "Comin' Back To Me" e "Today", são fazer sexo embebido de ácido lisérgico com os olhos nadando na mente.

Cruzando inflência com o folk-rock dos Byrds, "My Best Friend", é um convite para uma reunião lisérgica ao seu melhor amigo. Um fato que fazia parte da filosofia psicodélica, é que se a pessoa não usava drogas, esta pessoa não era confiável. Sendo assim, todas as pessoas que os hippies gostassem eram convidadas para estas reuniões 'psichos'.

A maior justificativa da banda de que as drogas possam ser boas para a 'revelação da mente' está na música "White Rabbit". Paul Kantner comenta a música : "A pílula que sua mamãe lhe dá, não faz nada. Uma pílula a faz crescer e a outra encolher. Há pílulas legalizadas por toda parte, e elas causam mudança ruins na consciência. Mas, tudo bem se eu altero minha consciência e vida tomando Valium. Há coisas legais da época como maconha e o LSD, que fazem sua mente viajar e abrem portas boas que nunca mais irão se fechar".

O álbum contou ainda com o "Consultor Espiritual e Musical" Jerry Garcia, o "figuraça" vocalista do Gratfull Dead, tocando guitarra solo em muitas das faixas. Foi o próprio que batizou o álbum dizendo que seria "surreal como um travesseiro". Uma amostra do estilo "Jerry Garcia" de ser. Garcia (apelidado de Captain Tripps, algo como Capitão Viajandäo) foi uma vez candidato a prefeito de São Francisco, ficando em segundo lugar.

Mesmo com tantos temas e conceitos revolucionários, Surrealistic Pillow atravessou o Atlântico e chegou ao porto de Liverpool/UK. Um certo DJ de uma rádio pirata de Londres/UK, ao receber este disco, o colocou no ar, e o álbum tocou por seguidas vezes, sem parar, por quase um dia inteiro.
Em menos de um ano, Surrealistic Pillow vendeu mais de 1,5 milhões de cópias somente nos Estados Unidos e na Inglaterra. O Jefferson Airplane se afirmou como a banda mais bem sucedida de São Francisco.

A banda continuou com sua carreira com diversas alterações até 74 quando se "modernizou" virando o "Jefferson Starship". Na verdade, um problema juridico causou a mudança do nome. Eles fizeram mais um bom disco, Red Octopus em 1975, mas acabaram progressivamente definhando, lançando discos cada vez mais fracos e menos ligados a "raiz" do Airplane. A banda fez várias reapresentações e entrou para o Rock `n Rool Hall of Fame em 1998.




No Festival de Monterey - 1967

Tracklist:

She Has Funny Cars (Balin/Kaukonen)
Somebody to Love (Slick/Slick)
My Best Friend (Spence)
Today (Balin/Kantner)
Comin' Back to Me (Balin)
3/5 of a Mile in 10 Seconds (Balin)
D.C.B.A. 25 (Kantner)
How Do You Feel? (Mastin)
Embryonic Journey (Kaukonen)
White Rabbit (Slick)
Plastic Fantastic Lover (Balin)

The Jefferson Airplane

Marty Balin - vocais
Grace Slick - vocais
Paul Kantner - vocais, guitarra base
Jorma Kaukonen - guitarra solo
Jack Casady - baixo
Spencer Dryden - bateria